fbpx

Suco de laranja pode melhorar a microbiota intestinal

Consumo diário de suco de laranja pode melhorar a composição da microbiota intestinal.

Frutas cítricas são geralmente conhecidas por seu alto teor de vitamina C e carotenoides, mas também são importante fonte de antioxidantes e tem capacidade anti-inflamatória.

Em um preliminar ensaio clínico, pesquisadores brasileiros mediram os efeitos do consumo diário de 300ml de suco de laranja pasteurizado, por dois meses, sobre a composição da microbiota intestinal em 10 mulheres jovens saudáveis. 

Amostras de sangue e fezes foram coletadas no início e ao final da intervenção.

Observou-se que o consumo diário de suco de laranja promoveu melhora significativa nos níveis de glicose, insulina, e variáveis lipídicas. A microbiota intestinal apresentou maior abundância de alguns microrganismos, especialmente espécies anaeróbicas, além de Lactobacilos e Bifidobactérias benéficos para a saúde.  Metabólitos como amônia, prejudicial ao intestino estiveram reduzidos, enquanto a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), indicativa de uma microbiota saudável, aumentou.

Os autores sugerem que o consumo regular de suco de laranja poderia, assim, agir como prebiótico, promovendo o crescimento ou a atividade de bactérias intestinais que são benéficas para a saúde. 

Lima ACD, Cecatti C, Fidélix MP et al. Effect of Daily Consumption of Orange Juice on the Levels of Blood Glucose, Lipids, and Gut Microbiota Metabolites: Controlled Clinical Trials. J Med Food 00 (0) 2019, 1–9


Você também vai gostar:

-> FOS E MICROBIOTA INTESTINAL
-> O SEQUENCIAMENTO DA MICROBIOTA INTESTINAL PODE AUXILIAR NO PLANEJAMENTO E EFETIVIDADE DE DIETAS DE EMAGRECIMENTO?
-> POR QUE CONSUMIR FIBRAS FAZ TÃO BEM

Participe da nossa lista VIP  e seja o primeiro a receber as novidades dos estudos científicos sobre o microbioma humano. Faça o seu cadastro aqui.

Leave a comment