fbpx

Microbioma Humano: avaliação e intervenções personalizadas é a medicina do futuro

O corpo humano é colonizado por trilhões de microrganismos que incluem espécies distintas de bactérias, fungos, vírus e protozoários. Juntos, esses microrganismos e seus genes, constituem uma comunidade microbiana dinâmica que habitam diferentes áreas do organismo e desempenham papel vital na saúde, doença, crescimento e desenvolvimento do seu hospedeiro. Essa condição é chamada de microbioma humano (1).

Nosso primeiro contato com microrganismos ocorre logo no início da vida, e ao longo dos anos somos progressivamente expostos a diferentes quantidades, espécies e gêneros microbianos (2). Assim como impressões digitais, não há microbiomas que sejam idênticos entre si, isto porque além da herança genética, nosso microbioma é moldado por fatores externos. Dieta, estilo de vida, fatores ambientais e comportamentais interferem diretamente na estrutura, diversidade e estabilidade da população de microrganismos residente em nosso corpo (3).

O desequilíbrio simbiótico da relação hospedeiro-microbioma reflete no prejuízo da resposta imunológica e pode atuar com um gatilho indutor no desenvolvimento e progressão de doenças metabólicas, inflamatórias, autoimunes e do câncer (4),(5). Com o intuito de conhecer o impacto clínico desses microrganismos no binômio saúde-doença, o uso de técnicas de biologia molecular e testes genéticos analíticos como a metabolômica, que analisa o sequenciamento do DNA microbiano, tem possibilitado conhecer o perfil estrutural, quantitativo e comportamental do microbioma humano frente a condições fisiológicas e patológicas.

Pesquisas científicas estão sendo desenvolvidas com o intuito de identificar variações temporárias da população microbiana durante o curso de uma doença e, no futuro utilizar marcadores microbianos de referência para risco, progressão e prognóstico patológico (1),(5). Adicionalmente, cientistas visam nortear estratégias profiláticas e terapêuticas na promoção da saúde. O Projeto Microbioma Humano, criado em 2008, tem papel de destaque nessa jornada. Em conjunto com instituições internacionais de pesquisa, realizam o mapeamento genético das espécies de bactérias, vírus e fungos que habitam o nosso corpo. Dados publicados até o momento, reportaram que mais de 5.177 perfis microbianos e seus genes já foram analisados, e mais de 800 espécies microbiológicas humanas foram extraídas para estudo exploratório (1).

Perspectivas futuras almejam que a análise individual do perfil microbiano faça parte de uma medicina especializada, através da aplicação precoce de estratégias terapêuticas personalizados na promoção de saúde e prevenção da instalação de doenças. (1),(5).

 

Referências:
  1. Human Microbiome Project Consortium. A framework for human microbiome research.  2012; 13:486 (7402):215-21.
  2. Chong CYL, Bloomfield FH, O’Sullivan JM. Factors Affecting Gastrointestinal Microbiome Development in Neonates. 2018; 28:10(3).
  3. Conlon MABird AR. The impact of diet and lifestyle on gut microbiota and human health. 2014; 24;7(1):17-44.
  4. Sunil Thomas, Jacques Izard, Emily Walsh, et al. The Host MicrobiomeRegulates and Maintains Human Health: A Primer and Perspective for Non-Microbiologists. Cancer Res, 2017; 15, 77(8): 1783–1812.
  5. Armstrong HBording-Jorgensen MDijk SWine E. The Complex Interplay between Chronic Inflammation, the Microbiome, and Cancer: Understanding Disease Progression and What We Can Do to Prevent It. Cancers (Basel). 2018, 20;10(3).

Leave a comment

Prezado cliente, devido a greve dos Correios teremos um atraso para os envios que forem fora da cidade de São Paulo. Caso o endereço de entrega do KIT seja dentro da cidade de São Paulo, enviaremos por motoboy. Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos a compreensão.