fbpx

Testes genéticos para melhora do desempenho esportivo

A prática esportiva, do atleta ao desportista, é dinâmica, progressiva, inovadora e exige condutas clínicas e nutricionais personalizadas para manutenção da saúde e otimização de performance. Neste sentido, faz-se necessário, para este público, a utilização de ações individualizadas afim de obter melhores resultados na prática esportiva.

Estratégias atuais em nutrição e medicina do esporte baseiam-se em periodização de exercício, uso de alimentos e suplementos que possam influenciar positivamente o desempenho, todavia, já é de conhecimento que indivíduos respondem de maneiras diferentes aos mesmos estímulos de atividade, nutrientes e suplementos consumidos. O que explica esta distinção de aproveitamento nutricional e rendimento esportivo, além de diferenças de idade, etnia e nível de habilidade, são as diferenças genéticas que predizem aptidão esportiva e afetam a absorção, metabolismo, absorção, utilização e a excreção de nutrientes e bioativos.

Na era da genômica, a medicina e nutrição personalizada para desportistas e atletas baseia-se em informações genômicas e tecnologias de testes genéticos para examinar o papel das diferenças genéticas individuais na modificação da resposta a nutrientes e estímulos de atividade. De modo a melhorar a saúde, modificar o perfil de composição corporal e identificar habilidades e déficits, direcionando recomendações de acordo com o perfil genético do indivíduo.


AINDA NÃO RECEBE NOSSOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS? ASSINE NOSSAS NEWSLETTERS! . FAÇA O SEU CADASTRO AQUI.

A importância destes planos de atenção personalizada para atletas e praticantes de atividade física foi destacada no mais recente posicionamento do American College of Sports Medicine, ao afirmar que “As estratégias devem ser únicas a cada atleta e levar em consideração a especificidade e a exclusividade das respostas a várias estratégias”.

Esta personalização de atendimento tão necessária para este público é responsável por aplicar ferramentas de pesquisa em genética na prática clínica. Achados atuais neste campo já conseguem identificar variantes genéticas que são indicativas para o aumento da capacidade aeróbica, velocidade e força, recuperação de desempenho, risco de lesão e recuperação pós-treinamento.

Na busca por um tratamento personalizado, adicionar os testes genéticos na prática clínica garante a personalização da atividade física e terapia nutricional. A execução de testes genéticos possibilita ao praticante de atividade física obter informações que, em combinação com achados de antropometria, estado de saúde, histórico familiar e consumo alimentar, garantirão recomendações mais assertivas.

Referências:

Guest NS, Horne J, Vanderhout SM, El-Sohemy A. Sport Nutrigenomics: Personalized Nutrition for Athletic Performance. Front Nutr. 2019;6:8. Published 2019 Feb 19.

Horne J, Madill J, O’Connor C, Shelley J, Gilliland J. A systematic review of genetic testing and lifestyle behaviour change: are we using high-quality genetic interventions and considering behaviour change theory? Lifestyle Genom. (2018) 11:49–63.


Teste de detecção do COVID-19 no conforto de sua casa!

Você sabe que aglomerações de salas de espera laboratoriais e hospitalares podem potencializar o risco de contaminação e transmissão do Coronavírus (COVID-19). 

Você pode evitar esse risco!

Nos preocupamos com a segurança e comodidade, então oferecemos o serviço exclusivo de transporte do material do teste COVID-19, no conforto do seu lar.

Clique aqui e veja todas as informações do teste

 

 

Related Posts

Leave a comment