fbpx

Síndrome do ovário policístico: terapia com foco em microbiota intestinal

Síndrome do ovário policístico (SOP) é considerada a principal causa de infertilidade. Associada com resistência à insulina, intolerância à glicose, Diabetes Mellitus tipo 2, dislipidemia e doenças cardiovasculares, esta condição tem fisiopatologia complexa e parece derivar da combinação de alterações que incluem distúrbios endócrinos. A resistência insulínica é observada em mais da metade das mulheres com SOP, o que também implica em alterações de peso corporal e maior tendência a obesidade.

Ao influenciar processos metabólicos, inflamatórios e a produção de hormônios, sugere-se que a microbiota intestinal (MI) participe do desenvolvimento e progressão da SOP. A composição da MI inclui interações entre bactérias, produção de moléculas ativas e cria microambientes que podem antagonizar ou promover a atividade e proliferação de bactérias patogênicas ou benéficas e seus respectivos metabólitos. Este conjunto – metagenômica – por sua vez, influencia a produção e composição da camada de muco e permeabilidade intestinal, além de modular o sistema imunológico.


AINDA NÃO RECEBE NOSSOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS? ASSINE NOSSAS NEWSLETTERS! . FAÇA O SEU CADASTRO AQUI.

Intervenções com alvo na MI têm tido efeitos positivos na SOP. A proliferação de Bifidobacteria e Lactobacilli, e a produção de ácidos graxos de cadeia curta promovem efeitos positivos na melhora de variáveis metabólicas da SOP. A MI influencia diretamente a glicemia, perfil lipídico, vias relacionadas a saciedade, apetite e manutenção de peso corporal. Adiciona-se que a ingestão de prebióticos, probióticos e simbióticos pode contribuir para a melhora destas variáveis metabólicas na SOP.

O balanço energético e a secreção hormonal também podem ser impactados por bactérias intestinais, e isto sugere que a MI atua como órgão endócrino virtual. A ação direta da MI surge de sua capacidade metabólica de produzir e regular múltiplos metabólitos que ao alcançar a circulação vão produzir efeitos sistêmicos e atuar sobre a função de distintos órgãos. Do ponto de vista bioquímico, a complexidade da MI excede a de diversos órgãos e o tipo de sua composição modula concentrações plasmáticas de diversas substâncias. Desta maneira, a MI pode influenciar o desenvolvimento de SOP pela regulação de vias dos ácidos graxos de cadeia curta, lipopolissacarídeos, colina e ácidos biliares, permeabilidade intestinal e eixo cérebro-intestino.

Lactobacillus rhamnosus produzem ácido linoleico conjugado, que age sobre peso corporal e tecido adiposo branco. Prebióticos influenciam a produção de hormônios como peptídeo-1 semelhante ao glucagon, peptídeo YY, grelina e leptina.

Nesse sentido, a modulação da microbiota constitui uma alternativa terapêutica promissora para o tratamento da SOP. Inúmeros benefícios estão bem documentados na literatura e o sequenciamento genético da microbiota torna-se importante para entender desequilíbrios e direcionar a escolha da melhor terapia. Saiba mais em:

Saiba mais em: www.bioma4me.com.br
Fale com seu médico e nutricionista

Referências:

  • Yuling Li, Yong Tan, Guicheng Xia & Jiaqi Shuai (2021) Effects of probiotics, prebiotics, and synbiotics on polycystic ovary syndrome: a systematic review and meta-analysis, Critical Reviews in Food Science and Nutrition, DOI: 10.1080/10408398.2021.1951155
  • Zhao X, Jiang Y, Xi H, Chen L, Feng X. Exploration of the Relationship Between Gut Microbiota and Polycystic Ovary Syndrome (PCOS): a Review. Geburtshilfe Frauenheilkd. 2020;80(2):161-171. doi:10.1055/a-1081-2036
  • Gerard Clarke, Roman M. Stilling, Paul J. Kennedy, Catherine Stanton, John F. Cryan, Timothy G. Dinan, Minireview: Gut Microbiota: The Neglected Endocrine Organ, Molecular Endocrinology, Volume 28, Issue 8, 1 August 2014, Pages 1221–1238, https://doi.org/10.1210/me.2014-1108

 


Teste de detecção do COVID-19 no conforto de sua casa!

Você sabe que aglomerações de salas de espera laboratoriais e hospitalares podem potencializar o risco de contaminação e transmissão do Coronavírus (COVID-19). 

Você pode evitar esse risco!

Nos preocupamos com a segurança e comodidade, então oferecemos o serviço exclusivo de transporte do material do teste COVID-19, no conforto do seu lar.

Clique aqui e veja todas as informações do teste

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário