fbpx

Probióticos na era do sequenciamento da microbiota

No último ano, cresceu muito o uso de microrganismos probióticos para promoção da saúde, graças ao embasamento científico em diversas condições clínicas. Entre os probióticos mais utilizados, destacam-se Lactobacillus, Bifidobacterium, Lactococcus, Streptococcus e Saccharomyces. Probióticos agem por efeito direto no hospedeiro por meio de interações probiótico-célula, e indireto pela modulação da comunidade microbiana.

Contudo, probióticos podem ter efeito limitado na composição e função do microbioma intestinal, devido a capacidade dos microrganismos administrados em colonizar o hospedeiro, pelo menos temporariamente.

O sequenciamento genético de comunidades microbianas completas aumentou muito nossa compreensão da composição individual e única das microbiotas humanas e de seus complexos padrões metabólicos. Isso permitiu conhecer os genomas das diferentes espécies bacterianas e descobrir uma diversidade taxonômica incrível, antes desconhecida.

Esta melhor compreensão da microbiota humana auxilia a direcionar o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para diferentes doenças.

 


AINDA NÃO RECEBE NOSSOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS? ASSINE NOSSAS NEWSLETTERS! . FAÇA O SEU CADASTRO AQUI.

 

Saiba mais em: www.bioma4me.com.br
Fale com seu médico e nutricionista

Assim, atualmente, suplementos probióticos e prebióticos já podem ser personalizados e alinhados com outras intervenções dietéticas.

As abordagens anteriores basearam-se em inferições da presença de enzimas, ignorando seu contexto genômico. Isso resultou em condutas limitadas, que consideraram estimativas da capacidade funcional da microbiota. Mas, o sequenciamento genético de última geração explora as comunidades microbianas com técnicas precisas, econômicas e de alto rendimento.

A modulação da microbiota intestinal é estratégia muito explorada atualmente. Diferente da prática aplicada antes da era genômica, suplementações probióticas e ajustes dietéticos podem ser mais eficientes, ao considerar a individualidade de cada paciente com exames de sequenciamento genético. A colonização de probióticos e seu impacto sobre os membros da microbiota intestinal humana são específicas para cada espécie de probiótico. Portanto, o mapeamento da microbiota residente permite melhor indicação de quais espécies probióticas devem ser suplementadas.

Em resumo, apesar dos desafios para determinar anotações funcionais e processos metabólicos de uma única espécie ou comunidades de microrganismos, o sequenciamento da microbiota pode ser a melhor alternativa para guiar a escolha de suplementos probióticos.

Referências:

Suez J, Zmora N, Elinav E. Probiotics in the next-generation sequencing era. Gut Microbes. 2020;11(1):77-93. doi: 10.1080/19490976.2019.1586039. Epub 2019 Apr 5. PMID: 30951391; PMCID: PMC6973336.

Ejtahed HS, Hasani-Ranjbar S, Larijani B. Human Microbiome as an Approach to Personalized Medicine. Altern Ther Health Med. 2017 Nov;23(6):8-9. PMID: 28987073.

Frioux C, Singh D, Korcsmaros T, Hildebrand F. From bag-of-genes to bag-of-genomes: metabolic modelling of communities in the era of metagenome-assembled genomes. Comput Struct Biotechnol J. 2020 Jun 25;18:1722-1734. doi: 10.1016/j.csbj.2020.06.028. PMID: 32670511; PMCID: PMC7347713.

 


Teste de detecção do COVID-19 no conforto de sua casa!

Você sabe que aglomerações de salas de espera laboratoriais e hospitalares podem potencializar o risco de contaminação e transmissão do Coronavírus (COVID-19). 

Você pode evitar esse risco!

Nos preocupamos com a segurança e comodidade, então oferecemos o serviço exclusivo de transporte do material do teste COVID-19, no conforto do seu lar.

Clique aqui e veja todas as informações do teste

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário