fbpx

Dieta rica em sal pode alterar a microbiota intestinal?

O conhecimento de que o consumo alimentar de curto e longo prazo pode influenciar a microbiota intestinal não é novo. Recentemente, a interação entre sódio e microbiota intestinal despertou interesse, devido a conexão desta com doenças cardiovasculares.

Dietas altas em sódio promovem inflamação local e sistêmica, e prejudicam a anatomia intestinal em comparação com a baixa ingestão de sódio em humanos e animais. A microbiota intestinal é responsável por mediar a resposta inflamatória, pois está em constante interação com o sistema imunológico e é necessária para a maturação adequada das células imunes.

Em uma pequena coorte de humanos saudáveis, células T helper 17 (TH17) – que participam da patogênese de doenças autoimunes e também podem contribuir para hipertensão – aumentaram, e 90% dos Lactobacillus spp. foi esgotado após 14 dias de dieta rica em sódio (5.500 mg/dia), indicando uma baixa resiliência de Lactobacillus spp. para sódio.

As espécies de Lactobacillus conferem benefícios ao hospedeiro, pois impedem crescimento e ativação de patógenos e exibem propriedades anti-inflamatórias. Curiosamente, Lactobacillus é mais baixo em sociedades ocidentais que consomem dietas ricas em sódio em comparação com sociedades agrícolas não industrializadas.


AINDA NÃO RECEBE NOSSOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS? ASSINE NOSSAS NEWSLETTERS! . FAÇA O SEU CADASTRO AQUI.

Desta forma, estratégias personalizadas sobre a microbiota intestinal podem oferecer uma abordagem valiosa no cenário clínico. Esta modulação poderia ocorrer a partir do sequenciamento genético da microbiota intestinal que, ao identificar o perfil bacteriológico, seria capaz de contribuir no desenvolvimento de novas terapêuticas (por exemplo, alimentos funcionais, suplementos alimentares e medicamentos) que visam membros específicos da microbiota intestinal em condições induzidas ou mediadas por alta ingestão de sal.

Referências:

  1. Wilck N, Matus MG, Kearney SM, Olesen SW, Forslund K, Bartolomaeus H, et al. Salt-responsive gut commensal modulates TH17 axis and disease. Nature 2017;551:585–9. doi:10.1038/nature24628
  2. Miranda PM, De Palma G, Serkis V, Lu J, Louis-Auguste MP, McCarville JL, Verdu EF, Collins SM, Bercik P. High salt diet exacerbates colitis in mice by decreasing Lactobacillus levels and butyrate production. Microbiome 2018;6:57. doi:10.1186/s40168-018-0433-4.
  3. Smiljanec K, Lennon SL. Sodium, hypertension, and the gut: does the gut microbiota go salty? Am J Physiol Heart Circ Physiol 2019;317(6):H1173-H1182. doi: 10.1152/ajpheart.00312.2019.

Teste de detecção do COVID-19 no conforto de sua casa!

Você sabe que aglomerações de salas de espera laboratoriais e hospitalares podem potencializar o risco de contaminação e transmissão do Coronavírus (COVID-19). 

Você pode evitar esse risco!

Nos preocupamos com a segurança e comodidade, então oferecemos o serviço exclusivo de transporte do material do teste COVID-19, no conforto do seu lar.

Clique aqui e veja todas as informações do teste

 

 

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário