
O microbioma é o conjunto de microrganismos (bactérias, vírus, fungos e arqueas) que habita em cada um de nós. Estão em todas as partes do nosso corpo, como pele, narinas, boca, genitais e principalmente intestino.
Para cada célula do que chamamos de “meu corpo” existem nove células que não são expressão do nosso DNA. Neste sentido, somos apenas 10% humanos. Os outros 90% são células de mais de 2.000 espécies diferentes de bactérias que colonizam nosso corpo. Assim, cada pessoa é um “superorganismo”, uma coletividade de espécies vivendo lado a lado, em profunda interação.
Cada pessoa está longe de abrigar um mesmo conjunto de micróbios. Pelo contrário, pouquíssimos grupos de bactérias são comuns a todo mundo. Cada um de nós contem comunidades de micro-organismos tão singulares quanto nossas impressões digitais.
É bem provável que os genes do nosso microbioma tenham maior influência sobre a nossa saúde do que os nossos próprios genes. Algumas bactérias desempenham papel benéfico sobre a nossa saúde, como o equilíbrio do sistema auto-imune, enquanto outras estão associadas a diversos problemas como obesidade, diabetes tipo 2, refluxo, câncer de cólon, gastrite, artrite, doenças auto-imunes, ansiedade e depressão, dentre outros.
“A boa notícia é que ao contrário do nosso genoma (que não podemos alterar) o perfil genético do nosso microbioma pode ser modulado para desfrutarmos uma vida mais saudável e mais feliz. Este é o propósito da Bioma4me.
O sequenciamento genético identifica a diversidade bacteriana que habita nosso corpo, bem como sua abundância. O resultado do sequenciamento é um mapa identificando a presença e a participação relativa de diversos filos, gêneros, classes e espécies de bactérias, que de acordo com os mais recentes estudos científicos, estão fortemente correlacionadas com diversas condições de saúde.
O relatório produzido pela Bioma4me traz um primeiro nível de interpretação clínica. Para construir um microbioma adequado, a partir do mapeamento realizado e visando o efeito desejado, é extremamente importante a discussão dos resultados do sequenciamento junto à profissionais especializados da área de saúde.
A Bioma4me oferece a possibilidade de sequenciamento de 5 diferentes microbiomas: oral, nasal, genital, dermatológico e intestinal. O microbioma intestinal abriga mais de 70% do microrganismos do nosso corpo, e é o que possui maior relação com diversos aspectos da nossa saúde física e mental.
OPÇÕES DE SEQUENCIAMENTO
A amostra do microbioma intestinal é coletada através das fezes.
A amostra dermatológica é coletada esfregando o cotonete na parte posterior da orelha.
Em homens, a amostra genital é coletada passando-se um cotonete na glande e em mulheres, na parede interna da vagina.
A amostra nasal é coletada esfregando-se um cotonete na parte interna de uma das narinas.
A amostra do microbioma oral é coletada da parede interna da bochecha, através de um cotonete, evitando-se o contato com a língua e os dentes.
Conheça seu microbioma:
Assista o vídeo abaixo
Conheça Mais
